Núcleo Afro-brasileiro de Teatro se apresenta em Ilhéus no domingo

Arte e discussão racial
Divulgação

 

O Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro (Nata) se apresenta neste domingo, dia 8, a partir das 20 horas, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), situada na Avenida Soares Lopes, o espetáculo de dança ‘Siré Obá’. O show é uma parceria da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com a Secretaria da Cultura da Bahia.

Para o titular da pasta de cultura em Ilhéus, Paulo Atto, a apresentação do espetáculo no município é importante, por trazer uma relação entre arte e discussão racial. “Eles fazem parte do núcleo de pesquisa de cultura de matriz africana no Brasil, que utiliza o teatro para discutir questões ligadas à herança de cultura afro na Bahia. Como o nosso município tem uma enorme população afrodescendente, acreditamos no seu pleno êxito”.

Por sua vez, a diretora artística do espetáculo, Fernanda Júlia Barbosa, ressaltou que os projetos do Nata possuem como eixo norteador a história, a cultura e a religiosidade afro-brasileira. “Eles têm o objetivo de desmitificar preconceitos que povoam histórica e culturalmente o imaginário coletivo da sociedade, resultado de processo de colonização e racismo”, informou.

Fernanda Júlia Barbosa é graduada em direção pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pesquisadora da cultura afro-brasileira com foco no candomblé. Fundado em 1998, no município de Alagoinhas, o Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro realiza espetáculos e atividades culturais que divulgam e valorizam a cultura afrodescendente.

Dentre os espetáculos do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro destacam-se “Senzalas”, “A eleição”, “Ogum, Deus e homem” e “Pavio curto”. A produção é de Susan Kalik, da Kalik Produções Artísticas.